Foto: Renan Mattos (Diário de Santa Maria)
Limpeza nos reservatórios começou há cerca de duas semanas
O trabalho de limpeza dos reservatórios de água da Corsan, que começou nesta semana passada, continua em Santa Maria. Na quarta-feira, três reservatórios passaram por limpeza: dois na Estação de Tratamento de Água (ETA) e um na Vila Vitória. Por conta disso, o abastecimento de água foi interrompido em 40 pontos diferentes na cidade, nas regiões Centro, Norte, Sul e Oeste. O fornecimento de água normaliza gradualmente e a previsão da Corsan é que na madrugada ou primeiras horas da manhã desta quinta-feira, estivesse completamente normal.
O coordenador regional da Corsan, José Epstein, explica que é normal neste tipo de serviço, que hidrantes sejam abertos para expulsão de ar e água e é comum as pessoas acharem que se trata de vazamento. Neste caso, nas proximidades das avenidas Borges de Medeiros e Liberdade podem ter esse tipo de situação até o meio-dia de hoje.
Vigilância faz novas coletas durante a limpeza dos reservatórios
ORIENTAÇÃO À POPULAÇÃO
Um leitor, do Parque Dom Antônio Reis, enviou para a reportagem do Diário imagem de uma água de cor escura e questionou se seria manganês. Epstein explica que, a água tem baixa concentração do produto, em quantidade permitida, e que é comum a substância ficar nas paredes da tubulação e sair após a limpeza.
A abertura de hidrantes ocorre para evitar esse tipo de situação. Segundo o coordenador regional, são casos pontuais e que devem normalizar a torneira ficar aberta por alguns minutos. Neste caso, o consumidor precisa fazer uma reclamação da qualidade de água para a Corsan, pelo 0800 646 6444. Técnicos da Corsan devem analisar o caso e a água que sair escura não deve ser cobrada do cliente. A orientação é que a água, enquanto estiver de cor alterada, não seja consumida.
LIMPEZA DOS RESERVATÓRIOS
De acordo com a Corsan, a limpeza dos reservatórios é feita anualmente. Neste ano, ele foi antecipado e começou no dia 25 de junho. No total, são 29 reservatórios e pelo menos 10, contabilizando os três de quarta-feira, já passaram pelo trabalho. A Corsan informou que não é possível ter um cronograma exato porque a chuva pode adiar os trabalhos mas que, informa os clientes com antecedência sobre a interrupção no serviço.